Cirurgias também são comuns nos pets

Cirurgia em pets é tão comum como em humanos
Os pets, assim como todos os animais, incluindo nós seres humanos, estão sujeitos a variados tipos de doenças. Em alguns casos são necessárias intervenções cirúrgicas.

De acordo com a médica veterinária, especialista em clínica de pequenos animais, Drª Cristiane Knauer, de maneira geral, todos os tipos de cirurgias realizadas em seres humanos podem ser feita nos pets. “As cirurgias de transplante ainda não são comuns, mas já existem projetos de pesquisa bem avançados”, completa.

De acordo com a especialista o procedimento cirúrgico mais comum em pets é a castração. Esse tipo de cirurgia é importante não só para o controle populacional de cães e gatos, mas também para prevenção de doenças, como a piometra nas fêmeas e câncer de próstata nos machos”, completa.

Ainda segundo a especialista, a castração estabiliza o comportamento do pet, inibe a agressividade por disputa sexual, além de diminuir a demarcação de território, afinal os pets urinam pela casa toda.

Cirurgia Estética
Segunda a Drª Cristiane as cirurgias estéticas de corte de rabo (caudectomia) e orelha (conchotomia), por recomendação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) não devem ser realizadas. “Apenas os animais que tenham algum problema grave poderão ter membros amputados”, completa.

Saiba um pouco mais no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário