Tudo pronto para a viagem. Mas e o pet?

Sempre que surge oportunidade ou um feriado prolongado o brasileiro gosta fazer pequenas viagens. Visitar família ou amigos que moram em outra cidade, relaxar em um resort no final de semana, ir à fazenda respirar o ar puro do campo, entre tantas outras opções. O que a gente busca mesmo é sair da rotina, se desligar da correria do dia-a-dia e recarregar as baterias.

Mas se você tem um pet, sabe que na maioria das vezes ele não pode ir junto. A opção mais econômica é deixá-lo em casa e pedir para alguém cuidar. Colocar comida, trocar a água e limpar o “cantinho” dele todos os dias, é o mínimo que se deve fazer por esse grande amigo.

Outra opção é deixá-lo hospedado em um pet-hotel, e para isso alguns cuidados são necessários. A médica veterinária, Drª Cristiane Knauer, alerta que assim como para a viagem, a hospedagem do seu pet também deve ser programada.

A especialista explica que antes de escolher o local de hospedagem o proprietário deve se informar onde o animal vai ficar. “Visitar o local, verificar as condições de higiene e segurança, e conversar com médico veterinário responsável é muito importante”, comenta. Também não se pode esquecer que é preciso deixar as vacinas e o controle de ectoparasitas em dia.

Segundo a Drª Cristiane, para que o pet se sinta mais a vontade em sua estadia fora de casa, o dono deve levar a cama, o cobertor e os brinquedos do animal para o pet-hotel. Também é recomendado levar a ração e os comedouros, “isso evita mudanças na alimentação e diminui o risco de o animal não comer normalmente”, explica.

Outro alerta é para os animais muito ariscos ou agressivos, que não convivem com outras pessoas e animais. “Esses animais dificilmente terão vaga para hospedagem”, enfatiza. Quanto aos filhotes ou animais portadores de necessidades especiais, a médica veterinária orienta que se deve evitar a hospedagem, “mas se não tiver outra saída o médico veterinário responsável deve ser informado para que o tratamento seja diferenciado”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário