Cuidados importantes para viajar com seu pet

Cinto para pet dá mais segurança durante a viagem
Quem tem um pet e vai viajar sempre se pergunta, vou levá-lo ou não? Nos dois casos é necessário tomar alguns cuidados. A médica veterinária, especialista em clínica de pequenos animais, Dra. Cristiane Knauer, lembra que se não for levar o animal precisa deixar alguém para cuidar ou levá-lo a um pet-hotel. “Alguém precisa trocar a água, dar comida e higienizar o ambiente em que o animal estiver”, destaca.

Caso tenha optado por levar o animal, a médica veterinária lembra que o cuidado com a saúde do pet deve ser a principal preocupação. “O animal precisa estar com boa saúde e deve estar com as vacinas e a vermifugação em dia, com esses cuidados a viagem tem grandes chances de ser muito divertida”, afirma a especialista.

Viagem de carro
Nas viagens de carro o processo é mais simples. Para não cometer infração de trânsito e não correr o risco de levar uma multa, a médica veterinária explica que animal deve ficar no banco traseiro e sem colocar a cabeça pra fora, “o pet precisa ficar afivelado ao cinto de segurança, existem acessórios específicos para isso”, lembra.

Animais com comportamento mais agitado devem ser levados em caixa de transporte. “Alguns podem até ser sedados para não se machucarem ou correr o risco de se sentir mal”, afirma a Dra. Cristiane.

As bolsas de viagem estão cada vez mais comuns

Viagem rodoviária, ferroviária, aérea ou marítima
Nas viagens de ônibus, trem ou avião sempre será necessário o atestado de saúde animal expedido por um médico veterinário, carteirinha de vacinação e caixa de transporte. “Os animais silvestres precisam de autorização especial do IBAMA”, completa a médica veterinária.

Antes mesmo de comprar as passagens você deve procurar a empresa e saber a política de transporte de animais de estimação. “Cada companhia tem uma regra, na maioria dos casos animais com mais de 10kg viajam no compartimento de bagagem”, afirma a Dra. Cristiane.

A maioria das companhias marítimas simplesmente proíbe o transporte de animais. Em alguns navios de luxo é permitido, mas o pet vai um espaço específico e você dificilmente vai poder andar com seu amigo pela embarcação.

Veja o vídeo do Programa "Mais Estilo - Seu jeito diferente de ser" sobre viagem com pets, com a Dra. Cristiane Knauer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário