Doenças mais comuns nos cães podem ser evitadas através da vacinação

O filhote Jimmy completou o 1º ciclo de vacinação
Cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza e leptospirose. Quem tem um cão na família já escutou pelo menos um desses nomes. Todas são doenças comuns nos caninos, transmitidas pelo ar ou contato direto com cães infectados, e podem ser evitadas através do controle da vacinação.

A cinomose, parvovirose e a coronavirose são as doenças mais comuns, mas “todas são doenças perigosas que podem levar o animal ao óbito”, afirma a Médica Veterinária, Dra. Mayara Correa. “A vacinação é importante para imunização do animal, por se tratar de doenças transmitidas por diversos tipos de vírus ou bactérias, mas a higiene do ambiente em que o animal vive também colabora para a saúde do pet”, completa.

A seguir saiba um pouco de cada uma delas:             
Cinomose causada pelo Vírus da Cinomose Caninca (VCC), tem grau muito elevado de contágio, não tem tratamento específico e é umas das doenças que mais ameaça a saúde dos cães.
Parvoviroseesta doença é muito temida no mundo canino, causa diarreia, vômito, febre e desidratação, pode levar ao óbito rapidamente, principalmente em filhotes.
Coronaviroseafeta diretamente o trato intestinal e é considerada uma zoonose¹, a doença destaca sintomas bastante parecidos com os da parvovirose, com diarreia de coloração alaranjada sem odor fétido, além de anemia, febre, apatia, cólica, perda de apetite, desidratação e vômito.
Adenovirose – com dois subtipos é o agente transmissor da Hepatite infecciosa e Traqueobronquite infecciosa canina
Parainfluenza – juntamente com o Adenovírus é um dos agentes responsáveis pela Traqueobronquite infecciosa caninca, também conhecida como “tosse dos canis”, causa problemas respiratórios, febre, perda de apetite, secreções no nariz e olhos, podendo se agravar em filhotes e animais debilitados.
Leptospirose – também considerada zoonose, nos cães pode causar diarreia, vomito, emagrecimento e a urina pode ficar mais escura, a principal sequela é a doença renal crônica.

A forma mais eficiente de prevenção dessas doenças é a vacinação polivalente, a partir de 6 semanas de idade. “As vacinas podem ser V8 ou V10, sendo que a V10 inclui outros dois tipos de leptospirose, aumentando ainda mais a imunização do cão”, finaliza a médica veterinária.

Consulte sempre o Médico Veterinário.

Clique e veja o calendário de vacinação de pets.

¹Doença transmissível de outros animais vertebrados ao homem, e vice-versa, sob condições naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário